Centro de Estudos promove o 54° Encontro de Procuradores do Estado de São Paulo

O Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo promoveu o 54° Encontro de Procuradores do Estado de São Paulo, nos dias 22 e 23 de setembro, no Guarujá (SP). O encontro reuniu mais de 160 procuradores do Estado e foi dividido pelas principais áreas da PGE (Contencioso Geral, Tributário-Fiscal e Consultoria). … Leia mais

27 de setembro de 2022

O Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo promoveu o 54° Encontro de Procuradores do Estado de São Paulo, nos dias 22 e 23 de setembro, no Guarujá (SP).

O encontro reuniu mais de 160 procuradores do Estado e foi dividido pelas principais áreas da PGE (Contencioso Geral, Tributário-Fiscal e Consultoria). A abertura do evento foi realizada pela procuradora geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra, ao lado da procuradora do Estado chefe do Centro de Estudos (CE), Anna Cândida Alves Pinto Serrano. Para dar início ao encontro, a procuradora geral comentou sobre a primeira palestra. “Nós, PGE como organização, precisamos pensar no tema da saúde mental e tirar alguns estigmas sobre isso”, afirma.

Ministrada pelo médico psicanalista André Ehrmann Brasiliense Fusco, a palestra de abertura foi baseada na saúde mental no ambiente de trabalho, tocando nos seguintes pontos: medo de falhar e a não vasão à saúde. “O trabalho dos procuradores com a significância que tem para a sociedade, faz com que esse tema tenha um impacto social gigante e é fundamental. É um convite que eu recebi e que fiquei super honrado. Eu espero que seja o primeiro de muitos para a gente aprofundar este assunto e começar fazer mudanças estruturais”, revela o palestrante.

No segundo e último dia, cada área contou com três palestras. O encerramento trouxe como pauta o neoliberalismo e mudanças no Estado, na sociedade e nos indivíduos, na tentativa de trazer indagações de modo filosófico, complementando a exposição inicial, pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e psicanalista Rubens Roberto Rebello Casara. “No período da manhã, nas áreas, privilegiou-se procuradores do Estado, e à tarde, vieram professores de fora, três de outros Estados, indicados pelas próprias áreas”, revela a procuradora do Estado chefe do CE, Anna Cândida Alves Pinto Serrano.

Ainda de acordo com a procuradora, após quatro anos sem a realização do evento e o período pós-pandemia, a socialização dentro do local das palestras e nos momentos de ‘folga’ do encontro são relevantes. “A possibilidade de imersão nos temas é super importante. Os colegas ficam o dia inteiro, encontram as pessoas que não encontram diariamente. Com essa troca de ideias e de experiências, o procurador acaba descobrindo como está sendo feito o trabalho em outros lugares da Procuradoria”, conclui a procuradora.