Inês Maria toma posse em sessão do Conselho da PGE com a presença do governador Rodrigo Garcia

5 de maio de 2022

Inês Maria discursa em sua posse.

A procuradora geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra, foi empossada formalmente no cargo em sessão solene do Conselho da Procuradoria Geral do Estado (CPGE) na manhã desta quarta-feira (04.05), em evento realizado na Sala São Paulo do Palácio dos Bandeirantes. O local esteve lotado tanto pela Carreira, quanto por diversas autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três âmbitos da União (municipais, estaduais e federal) e de familiares da procuradora.

Ao final da solenidade, o governador Rodrigo Garcia saudou a nova procuradora geral, lembrando que agora ela comanda uma Instituição de excelência do Estado de São Paulo. Segundo ele, “No Estado de São Paulo, apesar de termos um longo caminho pela frente, as coisas funcionam. Se o Estado teve tantos avanços nesses últimos 30 anos, devemos muito à Procuradoria Geral, que defendeu os atos positivos desse Governo e dos que nos antecederam. Quem nos ajudou a construir e materializar políticas públicas que atendem milhões de pessoas foram os procuradores e as procuradoras de SP. Temos um Estado que nos enche de satisfação e a PGE-SP foi peça fundamental para isso”, registrou.

Em sua fala, Inês Maria, quinta mulher e a primeira pessoa negra a ocupar o cargo em quase 75 anos de história da Instituição ressaltou que é por conta dessa excelência “E por conta deste bom trabalho, somos prestigiados por tantas autoridades, a quem novamente agradeço a presença. Mas somos parte de uma construção maior, que é a administração pública. Somos peça importante de uma organização maior, que tem por fim precípuo o bem de todos e não podemos perder isso de vista”.

Ela concluiu trazendo uma reflexão da filosofia africana que trata do conceito do Ubuntu. “Uma sociedade que se sustenta nos pilares do respeito e da solidariedade faz parte dessa essência, que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas umas com as outras. O sentido do Ubuntu é: eu sou porque nós somos. E essa é a mensagem que eu gostaria de deixar hoje: eu sou porque nós somos. Muito obrigada!”.

O álbum de fotos da solenidade pode ser acessado aqui.

Nova procuradora geral toma posse em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, prestigiada pelo governador Rodrigo Garcia
Governador enaltece excelência da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.