PGE/SP cria programa de sustentabilidade interna no Dia do Meio Ambiente

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) cria Comitê Gestor de Implementação da Política Socioambiental da Instituição, o “PGE Sustentável”. O programa será lançado nesta segunda-feira (5) – Dia do Meio Ambiente – e oficializado com publicação no Diário Oficial. Com a finalidade de propor diretrizes, metodologia e objetivos estratégicos para o desenvolvimento … Leia mais

5 de junho de 2023

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) cria Comitê Gestor de Implementação da Política Socioambiental da Instituição, o “PGE Sustentável”. O programa será lançado nesta segunda-feira (5) – Dia do Meio Ambiente – e oficializado com publicação no Diário Oficial.

Com a finalidade de propor diretrizes, metodologia e objetivos estratégicos para o desenvolvimento e implementação da Política Socioambiental em todas as unidades da PGE, inclusive no escritório em Brasília (DF), a Procuradoria desenvolverá o programa em cinco etapas. A partir da publicação no Diário Oficial, uma comissão gestora será composta com procuradores e servidores. Esse grupo é responsável por elaborar um diagnóstico ambiental, propor projetos e atividades, e por fim, mobilizar os gestores públicos da Instituição e avaliar o resultado.

Segundo a procuradora geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra, essa iniciativa desperta “a consciência e responsabilidade dos órgãos e servidores públicos em tomar parte, de maneira efetiva, em uma pauta tão importante como a da sustentabilidade “.

O embrião deste programa surgiu na unidade da Procuradoria Regional de São Carlos (PR-12), há cinco anos. A ideia era diminuir o consumo de energia elétrica, água, telefonia, copos descartáveis e papéis. Consequência disso, a unidade premiava os servidores.

Em paralelo, sem correlação, uma servidora da Procuradoria Judicial (PJ), localizada no Centro de São Paulo, também engajava nesta ação. Ao conhecer essas iniciativas isoladas, o Gabinete da PGE/SP decidiu juntar as ideias, fortalecer as intenções e colocar em prática tais atividades. “As diversas iniciativas deixaram claro o terreno fértil para o programa florescer” afirma a procuradora geral.

A partir desta publicação, serão iniciadas as atividades e o Comitê Gestor pretende realizar reuniões periódicas e instituir Comitês Setoriais.