PGE/SP inicia diagnóstico organizacional visando Planejamento Estratégico da Instituição

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) de São Paulo, em conjunto com o Instituto Publix e a Comunitas, iniciou hoje (24.8), formalmente, seu projeto de diagnóstico institucional que levará a um Planejamento Estratégico (PE) da PGE. Toda Instituição precisa de clareza em seus objetivos, metas e resultados. A PGE é não diferente. O Planejamento Estratégico … Leia mais

24 de agosto de 2022

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) de São Paulo, em conjunto com o Instituto Publix e a Comunitas, iniciou hoje (24.8), formalmente, seu projeto de diagnóstico institucional que levará a um Planejamento Estratégico (PE) da PGE.

Toda Instituição precisa de clareza em seus objetivos, metas e resultados. A PGE é não diferente. O Planejamento Estratégico é um processo coordenado de reflexão, análise e tomada de decisão acerca dos grandes propósitos da Procuradoria e dos meios que serão utilizados para alcançá-los.

Esse processo tem início com a realização de um diagnóstico institucional – um panorama detalhado da PGE – e culmina na definição dos objetivos estratégicos da instituição, permitindo a criação de planos de ação. A participação de todos os servidores e procuradores nesse processo é indispensável.

João Paulo Mota, diretor do Instituto Publix, explicou que o projeto é realizado pela Comunitas, em parceria com o Publix, em que o papel principal da consultoria é ser catalisadora e sistematizadora, de forma científica, da construção do diagnóstico institucional que, por sua vez, orientará as escolhas para a formulação de uma agenda estratégica da PGE para o futuro. “Esse projeto se dará com uma visão bastante pragmática. Não temos ainda nenhuma linha escrita do plano estratégico, mas já estamos trabalhando no engajamento de todos para tirar o plano do papel”, afirmou ele.

A procuradora do Estado Renata Santiago Pugliese, coordenadora de administração da PGE, será a gestora do convênio e do processo pela Procuradoria. Ela ressaltou que não existe a intenção de se lançar um processo revolucionário, mas sim um processo necessário para o futuro da PGE. “Teremos uma visão global que talvez não tenhamos no momento”, disse ela, que lembrou que a visão individual de todos os procuradores e servidores será importante para essa visão mais ampla do diagnóstico organizacional.

Já a procuradora geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra, fez questão de dizer que “O engajamento de todos nós, procuradores e servidores, é fundamental e vai nos dar um projeto com mais legitimidade para que ele tenha essa característica Institucional, acima das gestões”.