PGE tem programação especial em Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

A sede da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) teve uma tarde especial nesta quarta – 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. No auditório do Centro de Estudos da PGE (CEPGE) – tomado por procuradoras, servidoras e convidadas, além é claro de homens que prestigiaram a iniciativa – uma série de atividades … Leia mais

8 de março de 2023

A sede da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) teve uma tarde especial nesta quarta – 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. No auditório do Centro de Estudos da PGE (CEPGE) – tomado por procuradoras, servidoras e convidadas, além é claro de homens que prestigiaram a iniciativa – uma série de atividades levou à reflexão profunda sobre a importância e a luta das mulheres ao longo do tempo e na atualidade em todas as suas áreas de atuação.

 

A abertura foi feita pela procuradora geral do Estado Inês Maria dos Santos Coimbra que exaltou o trabalho das procuradoras e servidoras da PGE na construção da Instituição desde sua formação. O primeiro painel de debates teve a mediação da procuradora Anna Cândida Alves Pinto Serrana e teve três exposições que foram colocadas em debate, do qual também participaram as procuradoras Elaine Vieira da Motta, Heloise Wittmann e Júlia Cara Giovanetti:

 

“Mulheres na Política” foi o tema trabalhando pela procuradora do Estado aposentada Márcia Maria Barreta Fernandes Semer; “Direitos Humanos e a Mulher” foi apresentado pela professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Lucinéia Rosa dos Santos; e “Constitucionalismo Feminista” foi o assunto apresentado pela defensora pública do Estado Mônica de Melo.

 

Na sequência, em edição especial da “Tarde Poética” – que faz parte do Programa Vida Melhor da PGE, tivemos uma homenagem à escritora Clarice Lispector por parte da servidora Cristiane Cunha Bezerra, que interpretou textos da homenageada, e do servidor Thiago Henrique Barbosa de Araújo, que apresentou um poema se sua autoria.

 

Logo após, uma nova roda de conversa, mediada pela procuradora Luísa de Oliveira Drumond, com o tema “Equidade de Gênero e Violência Contra a Mulher”, apresentado pelas procuradoras Margarete Gonçalves Pedroso e Alessandra Benedito. Essas palestras também integram o Eixo 1 do Ciclo de Formação Continuada de Servidores, organizado pelo CEPGE.

 

No fechamento do evento, apresentação musical da procuradora Júlia Giovanetti e de se esposo César Pimentel; além da servidora Andreluci Figueiredo, acompanhada por Caio Trova.