Procuradores debatem litigância climática e políticas públicas sustentáveis em encontro nacional em Manaus

18 de março de 2024

Procuradores do Estado de São Paulo participaram do 3º Encontro Nacional das Procuradorias de Meio Ambiente (ENPMA), evento realizado em Manaus, com o objetivo de discutir os desafios da atuação da advocacia pública na questão ambiental. A programação se encerrou na sexta-feira (15), com a realização de um workshop reunindo representantes de 22 estados da federação e a apresentação de uma carta compromisso ao final do evento.

Na ocasião, São Paulo foi representado pelo procurador geral do Estado adjunto, Caio Guzzardi, e pelos procuradores do Estado Lucas Soares de Oliveira, Rita Kelch, Gisele Novack Diana, Maico Hentz e Amanda Modotti, que também integra o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), e foi umas das mediadoras do workshop final.

Promovido pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) e pela Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), o 3º ENPMA também serviu como uma prévia das discussões que serão travadas em 2025, durante a COP 30 que será realizada em Belém.

O evento tratou do aperfeiçoamento de boas práticas para garantir o desenvolvimento sustentável, de acordo com a Agenda 2030 da ONU, e também como os procuradores podem auxiliar na concretização de políticas públicas que protejam o meio ambiente e auxiliem na redução das desigualdades sociais. Dentre os principais temas, foram debatidas questões como litigância climática, desastres ambientais, compensação ambiental, fiscalização ambiental, diálogo institucional e cooperação entre os estados.

“Há uma necessidade para a troca de experiências não só jurídicas, mas de cunho prático. Muitos colegas estavam desejosos de compartilhar experiências e não tinham tido ainda esse espaço. O compartilhamento de ideias é muito importante para o fortalecimento das Procuradorias de Meio Ambiente, contribuindo para aprimorarmos nossa atuação no direito ambiental e na advocacia pública no país”, destacou a procuradora do Estado de São Paulo Amanda Modotti.