Gabinete da PGE se reúne com servidores

A procuradora geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra, convidou os servidores para uma reunião, nesta terça-feira (1°), no auditório da sede da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE). Mais de 200 profissionais, entre Capital e Interior, participaram do encontro presencial e online. Segundo Renata Pugliese, procuradora do Estado … Leia mais

1 de novembro de 2022

A procuradora geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra, convidou os servidores para uma reunião, nesta terça-feira (1°), no auditório da sede da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE). Mais de 200 profissionais, entre Capital e Interior, participaram do encontro presencial e online.

Segundo Renata Pugliese, procuradora do Estado chefe da CA, o objetivo é aproximar o Gabinete de todos os servidores para ouvi-los, analisar ideias e projetar um novo futuro para a PGE e de quem nela trabalha. “É muito importante para a alta administração da Procuradoria, para quem de fato toma as decisões, ter conhecimento do pensamento sobre a Procuradoria. A gestão não se faz só com os chefes. Uma boa Instituição cresce quando todos podem colaborar e contribuir para o desenvolvimento. E a colocar em contato direto com as pessoas, e na medida do possível, conseguir resolver os problemas que forem trazidos e implementar as boas ideias que surgirem aqui hoje”, afirma a procuradora.

Nos dias que antecederam o evento, a Coordenadoria de Administração divulgou um formulário para que os servidores pudessem se inscrever e enviar sugestões para o futuro da Procuradoria, baseadas em projetos, algo que ajudasse no aprimoramento da gestão, na valorização dos servidores e no aumento da melhoria do ambiente de trabalho. Essas concepções poderiam ser tanto individuais quanto em grupo. As propostas foram enviadas até a véspera da reunião. Os assuntos foram compilados e os interessados apresentaram aos participantes na ocasião.

De acordo com Inês Maria dos Santos Coimbra, procuradora geral do Estado e idealizadora do evento, ações como essas são importantes para o crescimento da PGE e faz um apelo a todos. “Participem do Conselho, se organizem, participem, falem, tomem posse desse espaço. Vocês têm todo o preparo do mundo, toda condição do mundo, técnica, experiência, conhecimento de causa. Enfim, se apropriem disso. Nós não podemos ser tão passivos. Isso é para que a gente possa fazer uma construção cada vez mais coletiva”, afirma.

A assessora técnica II Glaucia Estevam Vasconcelos, da Procuradoria Judicial, localizada na Rua Maria Paula, na região Central de São Paulo, se deslocou até a sede da PGE para participar da reunião e apresentou suas sugestões. Para a servidora, foi a primeira vez que teve espaço para contribuir e reivindicar. “A PGE é a nossa casa, passamos mais tempo aqui do que na nossa casa. A PGE tem uma carência de gestão mais acalorada, mais contribuitiva direta. Esses últimos tempos, eu percebi grandes talentos, pessoas que têm habilidades em que ela não se sente à vontade para desenvolver ou está desmotivada. A pessoa, quando ela desenvolve algo que ela acredita, se sente valorizada, se sente útil. Eu acredito nessa proposta, em não trocar pessoas, mas usar a qualificação, isso é gestão. É olhar com outros olhos. É uma Instituição que as pessoas podem ser felizes em trabalhar. Essa foi minha motivação em sair da PJ e vir até a sede para falar o que eu percebo e o quanto eu posso ajudar”, conclui a assessora.

Fala Servidor!

Há dois meses, a Coordenadoria de Administração realizou uma reunião aberta com os servidores para conversar sobre os desafios da PGE, problemas estruturais, fluxo de trabalho e a necessidade de valorização de todos que contribuem para o resultado da Instituição. Uma comissão com procuradores e servidores foi formada para prestar esclarecimentos sobre o que foi discutido e para implantar as novas ideias. A partir desse momento, com o levantamento das pautas, surgiu a ideia da reunião com a procuradora geral.