Procurador do Estado Luiz Menezes Neto recebe homenagem do TCE/SP

22 de novembro de 2023

O procurador do Estado Luiz Menezes Neto, que chefiou a Procuradoria da Fazenda junto ao Tribunal de Contas (PFE) – órgão especializado da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) – por mais de três décadas, foi homenageado na manhã desta quarta-feira (22) no Auditório Nobre “Professor José Luiz de Anhaia Melo”, na sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), no Centro da Capital Paulista. A cerimônia reuniu procuradores do Estado, conselheiros e servidores das duas instituições.

Emocionado, Menezes Neto disse que não poderia “deixar de agradecer a consideração que sempre tive dos senhores conselheiros. Agradecendo a colaboração de todos deste egrégio Tribunal, sem exceção alguma, posso dizer sem receio de errar: fiz o que pude. Que façam melhor os melhores”.

Funcionário público desde 1971, o homenageado tomou posse como procurador em abril de 1979. Já um ano após, em 1980, foi lotado na PFE, onde, em 1992, assumiu a chefia do órgão e permaneceu no cargo até outubro deste ano, quando foi sucedido pelo procurador Denis Dela Vedova Gomes.

A procuradora geral do Estado, Inês Coimbra, lembrou que a história do homenageado se confunde com a de grandes questões relacionadas ao Estado. “É nosso decano. Sua trajetória é um exemplo e ele é um exemplo de procurador e de bom trabalho prestado. Comandou a PFE junto a uma das mais importantes instituições jurídicas desse país. É uma vida inteira dedicada ao Tribunal. Contribuindo para a excelência desta Corte com sua sabedoria e bom senso”.

O presidente do TCE/SP, Sidney Beraldo, também não poupou elogios ao procurador recém-aposentado: “Foram mais de cinco décadas de serviço público, uma vida inteira voltada ao estudo das leis para preservar a coisa pública e garantir que aqueles que dependem do Estado para sobreviver tenham seus direitos atendidos. Não poderíamos deixar de manifestar publicamente nosso agradecimento”, disse ele.

O atual chefe da PFE, Denis Dela Vedova Gomes ressaltou que o homenageado deixou um “inestimável legado na defesa dedicada à Fazenda Pública Estadual perante essa Corte de Contas” e que, “ao longo de sua carreira, dedicou-se ao compromisso intransigente com a defesa do interesse público”.